A reconstrução da mama é parte do tratamento integral e multidisciplinar do câncer de mama. O tratamento é um direito de todas as pacientes e pode ser realizado no momento da retirada ou tardiamente. Embora menos frequentes, patologias benignas da mama podem requerer a reconstrução. Infecções, alterações congênitas e tumores benignos podem levar a distorções que necessitam de correção.
A retirada da mama pode ser parcial ou total dependendo de características como o volume do tumor, sua localização e sua relação com o volume mamário.
Os métodos mais aplicados para devolver o formato e volume à mama incluem técnicas de mamoplastia, implantes de silicone e os próprios tecidos da paciente.
Nos casos de ressecções parciais da mama o cirurgião plástico avalia o tecido remanescente e indica o método mais adequado de reparação. Quando há tecido suficiente a mama pode ser montada usando técnicas tradicionais de mamoplastia e a resultante é normalmente uma mama de menor volume porém com formato mais harmônico e mais elevada. No mesmo tempo cirúrgico pode ser feita a mamoplastia na mama oposta para melhor simetria. As maiores vantagens da preservação mamária são a manutenção da sensibilidade e textura da mama. Após a retirada parcial da mama a radioterapia é necessária para o controle local e pode deixar algumas alterações de coloração da pele e mobilidade da mama.
Quando a retirada total da mama se impõe as táticas aplicadas para a reconstrução mudam. Fatores como o volume e queda da mama são importantes. A espessura da pele remanescente e a necessidade de retirada do mamilo e aréola também. A opinião da paciente sobre o volume e formato mamário também têm impacto na decisão da técnica aplicada.
De um modo geral mastectomia é a retirada total da glândula mamária. A quantidade de pele é variável, bem como a necessidade de remoção do complexo contendo a aréola e o mamilo.
A reconstrução total da mama é realizada em mais de uma cirurgia em muitos casos, permitindo a obtenção de simetria ao final do processo.
Em posts futuros vamos tratar sobre as diferentes técnicas focando em alguns aspectos importantes de cada técnica.

Closeup photo of a Caucasian woman's breasts marked with lines for breast augmentation

Closeup photo of a Caucasian woman’s breasts marked with lines for breast augmentation

Para emergências:        11 3081-6368 / 11 3088-9333